Com a crescente oferta de produtos cosméticos para pele, cabelos e unhas, a confiança do consumidor passa a estar diretamente ligada à eficácia e segurança testada e aprovada desses produtos.
Os testes de eficácia em cosméticos são cruciais para garantir que as promessas feitas pelos fabricantes sejam cumpridas. São procedimentos científicos realizados para avaliar se, por exemplo, um produto para crescimento capilar realmente cumpre o que promete e se não apresenta riscos à saúde de quem vai utilizar.
Neste artigo, vamos explorar a importância desses testes e como eles garantem a qualidade e a segurança dos produtos. Confira o conteúdo até o final.
Os cosméticos entram em contato direto com o maior órgão do corpo humano, nossa pele. Por isso, todo cuidado e avaliação de eficácia é extremamente necessário para assegurar que os consumidores não terão reações adversas.
Testes rigorosos garantem que esses produtos não causarão danos, irritações ou reações alérgicas e é de inteira responsabilidade do fabricante, importador ou responsável pela colocação do produto no mercado, garantir a segurança dos consumidores.
Por isso, as empresas devem, obrigatoriamente:
a) formular o produto com ingredientes referenciados, conforme estabelecido nas RDC 211/05 e Portaria 295/98 e suas atualizações, e reconhecidamente seguros (BRASIL, 2005a; BRASIL, 1998);
b) obter dados de segurança dos produtos acabados;
c) seguir as Boas Práticas de Fabricação e Controle, conforme estabelecido na Portaria 348/97 e suas atualizações (BRASIL, 1997);
d) fornecer informações ao consumidor, da maneira mais clara possível, a fim de evitar o uso inadequado do produto;
e) avaliar as reações ocasionadas por produtos cosméticos disponíveis no mercado, utilizando-se das ferramentas da Cosmetovigilância (BRASIL, 2005b);
Quando um fabricante afirma que um leave-in protege o cabelo contra o calor ou um determinado produto ajuda no crescimento da barba, essas promessas precisam ser verificadas.
Os testes de eficácia garantem que essas alegações são baseadas em evidências concretas, com a possibilidade de apresentar essas comprovações para o público.
Marcas que investem em testes de eficácia ganham a confiança dos consumidores. Isso é fundamental em um mercado competitivo onde a confiança do cliente pode ser decisiva diante de tantas empresas lutando por espaço no mercado.
É muito comum que campanhas de marketing utilizem testes de eficácia para apresentar benefícios aos consumidores, por exemplo. Evidenciando características que foram comprovadas em testes e que possam chamar a atenção das pessoas.
As empresas podem promover um impacto significativo nas vendas e no posicionamento de seus produtos no mercado implementando resultados de testes de eficácia com comunicações de valor e inovadoras para seu público consumidor.
Na maioria dos países, é obrigatório que os produtos de higiene pessoal e cosméticos passem por testes de eficácia antes de serem comercializados. Isso garante que os produtos no mercado são seguros e eficazes.
No Brasil não é diferente. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as empresas devem seguir as orientações da RESOLUÇÃO - RDC Nº 752, DE 19 DE SETEMBRO DE 2022, considerando os produtos com indicações específicas que contêm substâncias naturais ou sintéticas para uso na pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, seja para com o objetivo de limpar, perfumar, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, proteger ou manter em bom estado, devem conter testes de eficácia para comprovar seu bom desempenho.
Além das exigências de obrigatoriedade da comprovação de benefícios de produtos sujeitos a registro no órgão competente, independente da classificação de risco indicada na RESOLUÇÃO - RDC Nº 752, DE 19 DE SETEMBRO DE 2022, todos os produtos, sujeitos ou não a registro, que desejam exibir na rotulagem um benefício específico, deverão ter realizado os testes comprobatórios.
A Anvisa também exige que empresas que fabricam produtos cosméticos para pele, cabelos e unhas tenham um dossiê de segurança e eficácia, contendo documentados os relatórios com os dados e resultados obtidos nos testes de eficácia, mesmo que os produtos não possam oferecer “risco à saúde quando utilizados em conformidade com as instruções de uso e demais medidas constantes na embalagem de venda durante o seu prazo de validade”.
Dessa forma, podemos afirmar que os testes de eficácia em cosméticos são essenciais para garantir que esses produtos sejam seguros, cumpram suas promessas e estejam de acordo com as regulamentações da Anvisa.
Os testes de eficácia protegem o consumidor, reforçam a credibilidade das marcas e garantem a conformidade das empresas.
A H3Lab é uma empresa focada em testes de eficácia em produtos de cuidados pessoais, como cabelos, pele e higiene bucal, além de outros segmentos.
Utilizamos metodologias objetivas e técnicas instrumentais, visando atender à pesquisa e ao desenvolvimento de novos produtos e oferecer suporte de comunicação mercadológica, comprovando a realidade e a intensidade dos benefícios explorados.
Também oferecemos assessoria e consultoria em pesquisa e desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de novos protocolos, inovação e suas fronteiras.
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